Recuperação da Raízen “está indo muito bem”, diz Rubens Ometto, controlador da Cosan

Blog

O empresário Rubens Ometto, controlador da Cosan (CSAN3), disse nesta segunda-feira que o processo de recuperação extrajudicial da Raízen (RAIZ4), com R$ 65 bilhões em dívidas, “está indo muito bem”.A fabricante de açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis, que controla a rede de postos com a marca Shell, pediu recuperação extrajudicial em março. Neste mês, chegou a um acordo com os credores mais relevantes, que somam 80,15% do total.O plano converte 45% da dívida em participação acionária. Hoje, a Cosan e a petroleira anglo-holandesa Shell têm 44% cada da Raizen. Os 12% restantes estão nas mãos de acionistas minoritários.Leia tambémCanetas emagrecedoras ficam mais baratas e redesenham setores da Bolsa brasileiraItaú BBA estima mercado de R$ 61 bi até 2030 e mostra efeitos dos GLP-1 em farmacêuticas, varejo, planos de saúde e até aviaçãoOferta da IG4 pela Raízen por ora é tratada como boato de mercado, diz Ometto‘Isso é o boato do mercado financeiro. O pessoal do mercado financeiro é ⁠muito ‌criativo, mas não tem nada nesse sentido’, ⁠declarou eleOs 55% restantes da dívida serão refinanciados como novas dívidas, como informou a companhia em fato relevante. Haverá ainda “a implementação de medidas estruturais adicionais, incluindo segregação de ativos, avanço na agenda de desinvestimentos e reorganizações societárias”. A Shell investirá mais R$ 3,5 bilhões na empresa, e Ometto tem a opção de aplicar diretamente (não via Cosan) mais R$ 500 milhões.A Raízen foi criada como um joint venture (parceria) entre Cosan, tradicional produtora de açúcar e etanol de Ometto, e a Shell, após a empresa brasileira comprar, no início dos anos 2000, a distribuidora de combustíveis e a rede de postos com a extinta marca Esso, que marcou a saída da ExxonMobil desse segmento no Brasil.Com um pesado plano de investimentos na produção de etanol de segunda geração, produzido a partir da celulose da palha e o bagaço da cana, e não apenas do caldo, a Raízen acabou em problemas por causa do excesso de endividamento.— A companhia é muito boa, muito forte, gera caixa, é organizada, não tem falcatrua nenhuma. Ela tem um problema de estrutura de capital que está sendo resolvido — afirmou Ometto a jornalistas, após participar de evento pelo aniversário de 74 anos do BNDES, na sede do banco, no Rio.Ometto confirmou que a reestruturação incluirá a separação das duas principais unidades de negócios da Raízen: fabricação de açúcar e etanol, de um lado, distribuição de combustíveis, de outro:— Essa é a ideia, separar a parte de geração de energia da distribuição de combustíveis. É estratégico porque o pensamento dos investidores é diferente. Quando fizemos aquilo, queríamos verticalização e complementação. O que notamos hoje é que, entre os investidores de mercado, têm os que preferem distribuição, têm os que preferem energia.O empresário negou ainda que sua remuneração como membro e presidente do Conselho de Administração da Raízen. Nesta segunda-feira, o colunista do GLOBO Lauro Jardim informou que, no plano de reestruturação, a companhia queria cortar a remuneração de R$ 90 milhões por ano de Ometto.The post Recuperação da Raízen “está indo muito bem”, diz Rubens Ometto, controlador da Cosan appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *