“Problema foi de excesso, e não de falta de informação do Copom”, diz Galípolo

Blog

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira, 25, que o problema na comunicação da reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom) foi de excesso, e não de falta de informação.“É um caso particular de uma incompreensão, um ruído que foi gerado a partir daquele parágrafo que decorre da tentativa de explicar uma série de coisas em um espaço que é muito apertado, muito conciso do próprio comunicado”, disse Galípolo, que participa de entrevista coletiva sobre o Relatório de Política Monetária (RPM) do segundo trimestre.“A responsabilidade, se o parágrafo não conseguiu transmitir aquilo que queríamos em um espaço conciso, é absolutamente minha aqui”, acrescentou o banqueiro central, que observou que o comunicado apresenta o que é consenso no colegiado.Leia tambémHá confusão sobre o que é ser mais claro e comunicar o que se vai fazer, diz Galípolo“Uma coisa não pode ser confundida com a outra, você pode ser mais claro no comunicado sem precisar comunicar o que você vai fazer”, disseGalípolo frisou que não há nenhum tipo de mudança do ponto de vista da política monetária e disse que a discussão que pode ficar é sobre o nível de detalhamento dado no comunicado. “Talvez seja mais pertinente realmente a gente deixar os nossos comunicados mais concisos e reservar explicações como essa para a ata.”O banqueiro central ponderou que a decisão de cortar a Selic em 0,25 ponto porcentual foi apontada pela maioria dos participantes do Questionário pré-Copom (QPC) como a que deveria ser tomada. Mencionou também que na data da reunião a curva de juro precificava mais de 20 pontos de corte.The post “Problema foi de excesso, e não de falta de informação do Copom”, diz Galípolo appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *